segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Mini Retrospectiva 2010

Retrospectiva é sempre retrospectiva... Posso relembrar um fim de semana desse ano e mesmo assim será uma retrospectiva! Relembrar esse ano vai ser complicado. Vai ser complicado relembrar seu início, visto que, aos poucos gravamos só o que pra nós é mais "interessante", não precisa nem ser "importante".
Assisti a retrospectiva do Vídeo Show, assisti a do Globo Repórter, já vi várias e verei várias... Mas nenhuma delas relembrará o ano como eu vejo-o.
Foi um ano conturbado. Começou com um clima pesado causado pelos acontecimentos negativos do fim de 2009.
As férias nesse Janeiro e Fevereiro foram tensas, porque elas não existiram. Houve uma viagem pra Tramandaí de poucos dias para quebrar o tédio do verão. Ao menos esses poucos dias serviram para fazer novos amigos, tomar um solzinho e curtir um pouco de praia; mas foi por pouco tempo.
As aulas estavam prestes a começar e eu nem sabia par qual colégio eu ia. Sem condições de continuar no CMI por conta fui atrás de uma bolsa. A coisa mais complicada do mundo! É praticamente impossível de ganhar, eles avaliam até a renda dos teus bisavós e tataravós... Algo incrível! Mas continuando, as aulas estavam quase começando e eu não tinha um colégio para ir. Acabei por inscrever-me no Presidente Roosevelt e entrar em uma turma maravilhosa! Saudades da 213, já está na memória! Mas a 1ª semana de aula se passou e com uma surpresa revelam-me que ganhei a bendita bolsa. Lá fui eu de volta ao CMI!
Nossa turma começou com 32 alunos, no meio teve 29, mas por fim terminou com 30. "Perdemos" o "G" que foi para o Catar, a "D" voltou para Tavares e o "M" foi convidado a se retirar. Porém, não foi um ano só de despedidas, ganhamos uma "nova" colega, a "M", transferida de outra turma.
Nas Olimpíadas, no meio do ano, antes das férias de Julho, deixamos tudo pra última hora, como de costume, mas conseguimos fazer algo para não deixar passar em branco.
Nas férias de inverno fui para Tramandaí. Tempos de chuva, condomínio vazio, mas deu pra relaxar. E, principalmente, escrever o monólogo o qual teria que apresentar na 1ª quarta-feira de volta às aulas. Eu fui a Joana D'arc, mas já aviso quem quiser se aventurar em interpretá-la: no centro de Porto Alegre não existe uma armadura para caracterizá-la.
Pouco antes das Olimpíadas, meus pais tinham se acertado. Pouco depois do meu aniversário, Agosto, foi praticamente impossível conviver. Tudo muda, termina e recomeça, mas de um jeito completamente modificado. Agora, eu, minha mãe e meu irmão, vivemos seguindo o nosso bem, isto é, vivemos seguindo o que for melhor para nós três. Fazemos tudo bisonhamente, pois tudo ficou diferente, mas paulatinamente nos ajustamos e continuamos de cabeça erguida.
Fim de ano letivo corridinho. Provas, trabalhos, trabalho de Iniciação Científica (parecem trabalhos de conclusão de faculdade), testes... Eu sem vontade de estudar, querendo jogar tudo para o ar nesse fim de ano... Mas ajudo as amigas a estudarem e acabo por estudar também. Todo mundo correndo para estudar, fazer resumos e calcular quanto precisa de nota nas provas finais.
Turma brigando, turma de bem, turma separada, turma unida, turma forte e resistente! Mas mesmo assim, a minha turma!
Escola acaba e férias começam. Vem o Natal. Foi diferente, não passei com todas as pessoas com as quais estou acostumada, mas Natal é Natal e serve para se passar junto da família, mesmo que não toda ela.
Natal passa e a próxima preocupação é a virada de ano, o Ano Novo. Esse foi mais normal, passei com aqueles que gostaria de passar da minha família, ri bastante com meu avô, tirei muitas fotos com minha prima e fiquei perto de quem amo.
O ano virou, eu evolui, mais do que acreditam, fiz novos amigos, tenho outra cabeça, outra linha de pensamento... Tudo novo, mas tudo igual, meu "ser" continua o mesmo, porém, melhorado.
O voluntariado foi no decorrer do ano, então, comento-lhes sobre ele agora, por último, mas não menos importante. Tivemos inúmeras ações e conscientizações. Participei do Conselho do Fórum Vida Urgente, produzindo e preparando o maior encontro de voluntários do qual já ouvi falar. O Núcleo Lucas Leite foi reaberto no CMI. Lógico que eu não deixaria de participar dele. Agitamos o Festival de Bandas CMI 2010 e outras coisas na escola, como a Copa Lucas Leite e um recreio atípico de conscientização e desejo de Boas Festas para os alunos. Tudo isso só foi possível com um dos meus pontos de fuga da (minha) vida: o Vida Urgente!
Nem se eu tivesse escrito um livro inteiro sobre este ano que passou vocês conseguiriam entender e sentir tudo que senti. Se estivéssemos conversando, diria monocordicamente que eu cresci! E se você discordasse, eu, provalmente, começaria um longo discurso para me justificar, daí sim alterando a voz. A gente cresce e permanece com as mesmas implicâncias básicas do ser humano.
Era para ser uma Mini Retrospectiva, mas acho que me empolguei! Hihi Lamento ter demorado a escrever este post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário