terça-feira, 19 de junho de 2012

Importância individual na sociedade

Constantemente, a sociedade sofre alterações, porém algumas são consideradas positivas, pró-evolução, e outras, negativas, contra a evolução social. O aumento da violência (física e moral) pode ser considerado um exemplo de retrocesso da sociedade brasileira atual.
Inúmeras ações são reconhecidas como violentas, sendo subdivididas em violência física - agressão com socos e que degradam o corpo do indivíduo, por exemplo - e moral - como agressões à ideologia ou à forma de ser de alguém, degradando o estado psicológico. A máxima de Thomas Hobbes ("o homem é o lobo do homem") afirma que o desencadeamento da violência é oriundo da própria sociedade, ou seja, cada pessoa serve inconscientemente de exemplo para as atitudes de quem possa observá-la e, consequentemente, imitá-la. Logo, para mudar a sociedade como um todo, torna-s necessário, antes, mudar seus membros, disseminando uma noção de influências a favor de uma sociedade menos violenta.
Pertinente é definirmos nosso papel na evolução. A coletividade da sociedade deve ser desmembrada de tal modo que todo indivíduo sinta-se importante e influente. Assim, cada pessoa conseguirá compreender o que afirmava T. Hobbes no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário