sábado, 6 de novembro de 2010

ENEM não é o fim do mundo


Hoje teve o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e muitos amigos meus foram fazê-lo. Estou no segundo grau, ainda não tenho a necessidade de participar dessa "incrível" prova, porém eu achava bem interessante realizá-la.
Chegou a época de inscrições para o ENEM e eu não tinha CPF, perdi-me no tempo e não corri para fazê-lo, com isso, perdi a data de inscrição. As datas foram prorrogadas e mesmo assim eu não tomei uma atitude quanto ao CPF. Eu fiquei mal por não ter me inscrito, mas passou, tudo voltou à normalidade, na medida do possível. Porém, hoje, eu queria muito fazer o ENEM, essa vontade voltou "forte".
Minha mãe começou a dizer que eu estava me desesperando antes da hora, que eu não devia me preocupa, pois pra mim não valeria "verdadeiramente." Era verdade, mas eu negava e tentava explicar o real motivo da minha (grande) vontade de fazer a prova hoje; sem conseguir chegar a nenhum ponto exato, não conseguia me explicar e ela não conseguia entender. Queria, porque queria fazer a prova para me testar, mas não para saber simplesmente como eu poderia me sair (sem estudar - a ideia popular era "ver" a prova e o ambiente dela), era para provar a mim mesma que eu conseguiria, que eu era capaz.
Meu irmão fez capoeira até a primeira corda, depois de um tempo começou com o violão. Minha prima fez ballet comigo, no tempo da creche, agora, é ginasta há muito tempo, nunca deixou de praticar desde que começou. Meu primo já fez guitarra, tênis, natação, futsal e sei lá mais o quê, não sei o que faz atualmente. Mas e eu? Bem, eu fiz ballet quando era muito pequenina e. deu! Dinheiro não dá em árvore, meu tempo foi se ocupando com outras coisas, mudei meus gostos e o tempo passou.
Quando vejo que não fiz nada desse "tipo" tenho o pensamento idiota que só sou boa na escola. Justificando, assim, o porquê de ficar tão brava e triste quando pego uma recuperação ou vou mal em alguma prova e, também, meu stress por não ter feito o ENEM e ter "provado" que pelo menos eu já comecei a tentar começar meu futuro (tirando todos os anos que dediquei, voluntaria e involuntariamente ao estudo).
Uma conclusão disso tudo eu consigo tirar: ENEM NÃO É O FIM DO MUNDO, não tem motivos para ficar brava por não se testar (ou provar algo), a ideia que se deve ter é aproveitar cada minuto desse tempo que não tenho que gastar estudando e me preparando para essas provas e pensar que tenho o meu segundo ano para completar, e o terceiro para começar e concluir, com toda a calma do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário