sábado, 6 de novembro de 2010

Separação

Quem aí tem pais casados e morando juntos? Quem tem pais casados e morando separados? Quem tem pais separados no casamento e na casa? Quem tem pais tão separados que não podem se olhar?
É um assunto muito complicado, doloroso (em alguns casos), chato e, muitas vezes, sem solução, mas se é um assunto da vida de algumas pessoas (atualmente da minha também) eu acho importante tentar conversar sobre isso, nem que seja eu expondo a minha opinião e vocês lendo ou passando os olhos.
Vou contar minha história por alto, sem muitos detalhes, visto que, usá-la-ei como exemplo... Meus pais se desentenderam na metade do ano passado, tentaram se acertar, resolveram dar um tempo, o tempo passou, eles voltaram, não deu certo, o problema voltou, eles se separaram. Não é algo tão complicado de se imaginar e elaborar mentalmente, mas tente suportar isso com 12 e 14 anos (idade do meu mano e minha, respectivamente, quando tudo começou), com provas finais, férias, um novo ano e novos acontecimentos, tudo ao mesmo tempo.
A separação que a gente vê nos filmes, me referindo às bem calmas e sem dificuldades, é bem incomum na realidade. Se acontecesse só como descrevi para vocês até pode-se acreditar que foi sem muitos efeitos colaterais, mas vendo afundo e vivenciando, como eu, percebemos a realidade, a mais pura, notamos que as crianças/adolescentes não sairão ilesas, elas ficarão com alguma marca, mais cedo ou mais tarde isso será percebido. Isto é, emocional, psicológica, mental, física e racionalmente saímos da situação com uma experiência desnecessária que somente acarretará em peso morto.
Resumindo, nunca saímos ilesos e nunca nos recuperaremos 100%. No máximo, superaremos e seguiremos em frente, no máximo. O que devemos fazer é tentar planejar nosso futuro sem base no passado, lembrando apenas dos nossos amigos e parentes, aqueles que nos amam, realmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário